Saiba como esta atividade pode contribuir com a preservação das recordações escolares e como realizá-la!

Existem diversas formas de conservar as recordações escolares. Uma delas é por meio da criação de uma cápsula do tempo! Já pensou nessa possibilidade?

Esta realização pode não só engajar os estudantes nas atividades da escola, como também reforçar a criação da memória afetiva, algo que é muito importante na formação da identidade das pessoas.

Por isso, hoje apresentamos aqui um checklist para você criar uma cápsula do tempo com as recordações escolares. Também listamos alguns exemplos de cápsulas do tempo famosas, incluindo até uma opção digital! Então, siga as orientações para reviver estes momentos especiais do presente no futuro!

 

Algumas cápsulas do tempo para conhecer

A ideia de criar uma cápsula do tempo surgiu há muitos anos. Uma das mais famosas foi realizada pelo historiador Thornwell Jacobs em 1936, segundo o portal Olhar Digital. Considerada a maior cápsula do tempo do mundo, ela será aberta só no ano de 8.113.

A cápsula do tempo de Jacobs reúne materiais acumulados por ele em seus estudos sobre o Antigo Egito. Nela, estão gravações, filmes, livros, entre outros objetos da época. Uma curiosidade é que, entre os itens, está um pequeno boneco que representa o personagem Pato Donald.

Outro famoso exemplo de armazenamento inspirado no formato da cápsula do tempo é o “cofre do apocalipse”, cujo nome oficial é Svalbard Global Seed Vault. Mas este já possui de uma infraestrutura mais elaborada e maior, acumulando mais de 1 milhão de sementes. Ele está localizado na Noruega e foi criado com o objetivo de “garantir a base do nosso futuro alimentar”.

Também já é possível criar uma cápsula do tempo musical e digital, como fez a plataforma de música Spotify. Nessa iniciativa, chamada de “Playlist in a Bottle”, os usuários montam uma lista com músicas que só serão acessadas daqui a um ano. E as faixas são escolhidas a partir de perguntas que o Spotify faz ao detentor do acesso, como “qual música te lembra uma pessoa especial”, “qual canção você precisa ouvir ao vivo”, entre outras.

 

Checklist para criar uma cápsula do tempo com recordações escolares

Então, chegou a hora de desenvolver esta atividade com os estudantes! Prepare-se para tornar os momentos da escola ainda mais especiais com a criação dessa cápsula do tempo com recordações escolares. Lembrando que esta atividade pode ser realizada durante o horário de aula, ou ainda como uma atividade extracurricular, que impulsione o engajamento e desenvolvimento de habilidades dos estudantes fora das salas, por exemplo.

Como escolher as recordações escolares

Em primeiro lugar, é importante decidir quais recordações escolares serão guardadas nesta cápsula do tempo. Pense em imagens atuais, que reflitam o momento presente da escola, para surpreenderem no futuro. Você pode pensar em imagens da turma, ou individuais, criativas, ou mais formais – o que melhor reflita a essência da escola.

Além disso, certifique-se também de deixar informações sobre as recordações escolares, que auxiliem as pessoas a compreenderem os registros no futuro, como foto, datas e outros dados relevantes. Uma dica também é adicionar na cápsula do tempo algumas notícias atuais, para contextualizar esses registros.

Defina a data de lançamento e abertura

Esta é uma importante decisão sobre a cápsula do tempo: quando ela será fechada? E quando será aberta? Para escolher essa data, você pode, por exemplo, pensar em alguma celebração ou ocasião especial, que tenha relação com essas recordações escolares. Pode ser o dia de aniversário da escola, ou ainda uma data relacionada ao ensino (Dia do Livro, Dia da Educação, Dia dos Professores).

Ao pensar nessa duração do lançamento até a abertura, também reflita sobre a idade das pessoas participantes quando ela for concluída. Por exemplo, se está realizando a atividade com crianças, espera que elas participem dessa reabertura da cápsula do tempo em poucos anos, ou mais tarde, na adolescência, ou na vida adulta? Ou ainda que seja lembrada por seus descendentes, no caso de prazos maiores? Tudo isso deve ser pensado ao definir esta data especial.

E não se esqueça de registrar todos os momentos desse lançamento! Afinal, este também será um dia histórico para a escola. Vale a pena investir neste evento e reunir toda a família e colegas dos participantes para que se sintam ainda mais engajados nesta atividade.

Atente-se ao material de armazenamento

Agora que você já sabe quais recordações escolares guardará, pense em onde e como será armazenada sua cápsula do tempo. Você pode guardá-la em um espaço interno, que possibilite a visitação do público à cápsula do tempo, ou em um local mais recluso, dentro de um cômodo, armário ou cofre.

Todavia, se você optar por um ambiente externo, pode colocá-la sob o solo, embaixo de uma árvore, por exemplo. Mas se preferir deixar exposta à superfície, certifique-se de que o material escolhido para o armazenamento das recordações escolares é resistente ao sol, chuvas e outros impactos ambientais, para que tudo se mantenha preservado da melhor forma possível.

Falando em armazenamento, aqui no Blog da School Picture nós já compartilhamos diversas dicas de como preservar as recordações escolares. Você já conferiu? Elas são fundamentais para quem deseja eternizar esses momentos especiais, seja por meio da cápsula do tempo, ou em outros formatos.

Gostou das nossas dicas para criar uma cápsula do tempo na sua escola? Esperamos que esta realização do presente seja um marco no futuro da sua instituição, porque sabemos da importância das recordações escolares para estudantes e a equipe de ensino. Acompanhamos escolas de todo o Brasil há mais de três décadas e realizamos registros de momentos especiais. Quer saber mais sobre a School Picture? Então acesse: www.schoolpicture.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *