Entenda o impacto do autorretrato na sociedade e confira dicas de como fazer a selfie perfeita!
Autorretratos fazem parte da história da sociedade há muitos anos. E, atualmente, um tipo desse registro tomou conta dos novos comportamentos: a selfie, ou seja, as fotos de si mesmo.
Estamos falando de fotografias feitas pelos próprios indivíduos com suas câmeras, principalmente com seus smartphones. Pois estes equipamentos móveis já possuem câmeras frontais e tecnologias inovadoras que permitem os usuários se autofotografar com alta qualidade.
As selfies ganharam o gosto do público e circulam pelas redes sociais a todo momento. Então, hoje vamos refletir sobre os impactos desse tipo de autorretrato e apresentar dicas para você realizar a selfie perfeita!
O impacto das selfies na sociedade
No artigo “Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo”, a professora de Filosofia da Universidade Federal do ABC Paula Braga compartilha informações sobre a evolução dessa forma de autorretrato e seus impactos na sociedade. Segundo a autora, nos primeiros 150 anos da história da fotografia, o gesto de oferecer a alguém o próprio retrato visava estreitar laços afetivos, por exemplo.
Tanto é que, de acordo com apuração de reportagem do UOL TAB, o primeiro registro de uma selfie aconteceu em 1914, pela princesa da Rússia Anastacia Nikolaevna, quando ela tinha 13 anos. A imagem traz a jovem em frente ao espelho, direcionando a câmera para frente, assim como é feito hoje em dia.
Os avanços tecnológicos e a ampliação do acesso à internet, do uso das redes sociais e da popularização dos equipamentos com câmeras de alta qualidade fizeram com que as selfies se tornassem parte da nossa rotina. Em 2013, a palavra “selfie” foi escolhida como “a palavra do ano” pelo dicionário Oxford. Naquele mesmo ano, 57 milhões de fotos foram publicadas na rede social Instagram com a hashtag “#selfie”.
Ainda segundo o conteúdo do UOL TAB, especialistas afirmam que por trás das selfies não estão apenas “belos sorrisos”, mas sim a busca pelo reconhecimento e afirmação na sociedade. “É uma imagem que tenta expor a imagem de si. É um excesso de publicidade de si próprio. Aquela pessoa não é você”, explicou o professor de fotografia Fabio Goveia, da Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo), ao portal de notícias.
Essa expectativa sobre o retorno dos seguidores sobre as selfies é ponto que merece atenção. Isso porque a repercussão de uma selfie não reflete exatamente o seu sucesso ou a forma como você é admirado no ciclo social em que está inserido, por exemplo.
Dicas para a selfie perfeita
Priorize a sua segurança
Na busca pela selfie perfeita, muitas pessoas acabam se distraindo e se acidentando. De acordo com estudo da Fundação iO, publicado pelo El País, entre 2008 e 2021, foram registradas 379 mortes por causa de negligências em selfies. O Brasil está no quinto lugar deste ranking de países com mais mortes ocasionadas por selfies. Então, quando for se autofotografar, certifique-se que esse registro acontecerá em segurança. Portanto, não vale a pena se arriscar nunca em lugares perigosos e situações desafiadoras para conseguir o clique perfeito.
Atente-se à mensagem
De acordo com pesquisadores da Universidade de Bamberg, as selfies são ferramentas importantes de comunicação nos dias atuais. Logo, elas expressam a personalidade e também criam interações entre as pessoas. Por isso, ao fazer e publicar uma selfie, preste atenção na mensagem que você está passando com essa fotografia. Reflita: o que você deseja transmitir para a pessoa que está visualizando esta imagem?
Iluminação
A luz é um elemento essencial na fotografia. Tanto é que hoje muitos smartphones já possuem opções de flash frontais, por exemplo. Portanto, ao fazer uma selfie, trabalhe com a luz de maneira indireta, posicionando-se de lado em vez de frente do foco de luz. Outra dica é aproximar-se de janelas e realizar ajustes na exposição da câmera, conforme explicam especialistas em foto nesta matéria do G1 sobre selfies. Agora, se for fotografar a noite, conte com a luz de outros celulares ou equipamentos de LED que possibilitem aumentar a iluminação.
Escolha o ângulo certo
Também baseado nas dicas de especialistas compartilhadas pelo G1, esta orientação se dá pelo fato de que uma selfie não é apenas fotografar com o braço esticado. Você precisa saber como posicionar o rosto e avaliar os melhores ângulos em frente às câmeras. Posicionar o celular acima da altura dos olhos é uma sugestão bastante compartilhada por profissionais, por exemplo.
Estabilidade
Nem todo mundo consegue segurar os smartphones ou câmera e fazer o clique perfeito ao mesmo tempo. Muitas pessoas têm dificuldade na hora de operar o aparelho e, desta forma, as selfies acabam saindo “borradas”, porque no momento da captação, as mãos tremem e isso impacta no registro. Então, uma dica para isso é utilizar o timer (temporizador) ou apoiar o equipamento usado em uma superfície plana e estável.
Edição
Se você fez uma foto legal, mas ainda quer um resultado melhor, pode utilizar aplicativos de edição de imagens. Existem muitas soluções com filtros e outras ferramentas que possibilitam ajustar a fotografia de acordo com as suas preferências.
Mas lembre-se de que a edição ideal é aquela que mantém a imagem mais próxima da natural o possível. Hoje em dia, existe até mesmo um movimento batizado “Uggly Selfies”, que em tradução ao português significa “Selfies Feias”, visando incentivar as pessoas a se retratarem com mais naturalidade. Falando em edição de fotos, confira essas dicas de aplicativos para selfies compartilhadas pelo portal Canal Tech.
Gostou do nosso conteúdo sobre selfie? E lembre-se: ao fazer e publicar uma selfie, não crie expectativas sobre os “likes” que receberá. O importante é você registrar os bons momentos de forma sincera, vivendo com a alegria e compartilhando o que desejar da melhor forma possível!
Para completar, sugerimos a leitura do nosso conteúdo sobre como organizar e preservar as recordações. Porque caso você queira guardar uma selfie, saberá como fazer e terá o registro em mãos para se lembrar dessas imagens especiais por muito tempo, sejam elas online ou offline. Até a próxima!