Entenda como a fotografia escolar é fundamental na formação dos estudantes e a importância de preservar os momentos especiais.

Você já parou para pensar em todas as informações que a fotografia escolar pode transmitir? Nela, é possível ver e reviver momentos especiais da rotina das escolas. E fazer esse registro ano a ano permite o acompanhamento não só do crescimento físico dos estudantes, como também do desenvolvimento emocional e social.

Afinal, as recordações escolares contam histórias de vida e eternizam fatos que marcam a história. É por isso que elas são fundamentais para a formação da identidade dos estudantes.

Hoje, vamos falar aqui no Blog da School Picture sobre como a fotografia escolar é uma aliada na jornada de crescimento. Continue com a leitura para entender mais sobre a importância de um registro visual na vida de cada pessoa fotografada.

Fotografia escolar e criação de identidade

Recentemente, falamos aqui no Blog da School Picture sobre a importância das recordações escolares na formação da identidade dos estudantes. Vamos resgatar este conteúdo para você entender melhor sobre a relação entre a fotografia escolar e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Para começar, a fotografia escolar é um importante recurso na formação da memória afetiva, ou seja, da construção de lembranças criadas a partir das experiências de viva e que são registradas conscientemente em nossa mente.

Sendo assim, no futuro, quando resgatamos essas memórias, lembramos de momentos, sabores, aromas, e outros elementos que marcaram o nosso desenvolvimento na infância. Então, quando nos deparamos com uma foto do passado, relembramos essas memórias.

E as recordações escolares são essenciais para a construção da identidade, uma vez que são a partir delas que fundamentamos a criação de ações e comportamentos. Portanto, a fotografia escolar é uma fonte do desenvolvimento de memórias que impactam na identidade do futuro adulto.

Vale lembrar que boa parte da infância é vivida no ambiente de ensino. Logo, essas experiências tornam-se importantes no desenvolvimento da identidade de cada indivíduo.

 

Que tal criar uma retrospectiva com recordações escolares?

Essa ideia, compartilhada pelo portal O Progresso, tem tudo a ver com quem deseja preservar cada sorriso registrado na fotografia escolar. É uma forma de criar um acervo que, quando resgatado, mostrará de forma cronológica o desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes.

Nesta retrospectiva, você pode adicionar fotos dos estudantes como do primeiro dia de aula – incluindo registros feitos em casa, antes da saída para a escola; imagens de eventos especiais realizados no decorrer do ano, como cerimônias, campeonatos esportivos, entre outras atividades extracurriculares; até chegar aos eventos de fim de ano, como confraternizações e formaturas.

Agora, para tornar essa retrospectiva em realidade, reúna todo o material que conseguir e escolha um dia ao final do prazo estabelecido para organizar. Essa é uma excelente forma de reviver os momentos e entender a evolução dos estudantes. Pela fotografia escolar, é possível, por exemplo, ver se a satisfação ao estudar aumentou ou diminuiu, bem como a quantidade de amigos que acompanharam esses momentos, e até mesmo aspectos físicos (altura, ganho ou perda de peso, mudanças de corte de cabelo, de estilo ao se vestir etc).

Para ter um acervo ainda mais enriquecido, você também pode adotar essa prática de criar retrospectivas todos os anos. E a fotografia escolar pode ser preservada por meio da criação de anuários inovadores, ou até mesmo de uma cápsula do tempo, que já ensinamos a criar aqui no Blog da School Picture.

Versão digital

Também temos dicas para quem prefere acompanhar a evolução dos estudantes por meio de versões digitais das recordações escolares. Atualmente, muitas plataformas de redes sociais já possibilitam você consultar as “lembranças”, ou seja, as publicações mais antigas. E, ao fim do ano, elas organizam as imagens com mais engajamento de cada página ou perfil, criando uma retrospectiva própria.

Mas você também pode fazer isso com suas fotografias escolares sem depender dessas tecnologias. Porém, é importante prestar atenção em alguns pontos que são específicos desse formato audiovisual, como já explicamos aqui no Blog da School Picture.

Então, se você deseja continuar com esse acervo virtual, faça várias cópias deste arquivo e salve as imagens em mais de um lugar ou equipamento. Vale lembrar também do risco de compartilhar a imagem com pessoas desconhecidas, que podem fazer uso indevido da foto por meio de edições digitais. Por isso, reflita antes de publicar essas imagens nas redes sociais ou enviá-las para outras pessoas.

Além disso, faça várias cópias deste arquivo e salve as imagens em mais de um lugar ou equipamento. Vale lembrar também do risco de compartilhar a imagem com pessoas desconhecidas, que podem fazer uso indevido da foto por meio de edições digitais. Por isso, reflita antes de publicar essas imagens nas redes sociais ou enviá-las para outras pessoas.

Outra dica para a criação desse acervo com fotos digitais é a de criar pastas ou utilizar ferramentas que exijam senha para acesso. E, ao pensar nessa senha, evite códigos clássicos, como “1234” ou a data de nascimento. Escolha opções mais complexas, com letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, para dificultar ataques de cibercriminosos.

Para a School Picture, cada sorriso conta, literalmente! Isso porque por trás de cada um deles está uma história feliz vivida na escola, e ela merece ser eternizada por meio da fotografia escolar. Se você deseja saber mais sobre nosso trabalho e experiência nesse setor, acesse o site: www.schoolpicture.com.br. Fique à vontade para entrar em contato e conversar com nossa equipe de especialistas. Estamos à disposição para orientar suas atividades e transformar memórias em registros incríveis!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *