Entenda como esses registros contribuem com o desenvolvimento dos estudantes com o Blog da School Picture.

Muito mais do que registros: as fotos escolares são marcos da identidade infantil. Afinal, elas eternizam memórias visuais que impactam no desenvolvimento dos estudantes. As imagens são fundamentais para registrar esse crescimento de cada indivíduo.

E é sobre isso que vamos falar hoje no Blog da School Picture. Temos acompanhado o impacto das fotos escolares no desenvolvimento da identidade infantil por mais de três décadas. E, por isso, queremos compartilhar com você o que aprendemos atuando em colégios de todo o Brasil.

As fotos escolares são ferramentas importantes na construção da autoestima dos estudantes, como também de outras características que se tornam ainda mais valiosas na vida adulta. Então, siga com essa leitura para entender melhor sobre o impacto das fotos escolares na identidade infantil.

 

 

Tradição que nunca sai de moda

As fotos escolares são tão importantes na vida dos estudantes e seus familiares que se tornaram uma tradição no setor educacional. Como já contamos aqui no Blog da School Picture, nos primórdios da fotografia, os registros eram em preto e branco, e as poses dos estudantes e da equipe escolar eram mais sérias e formais. Ou seja, não havia muitas possibilidades de realizar registros mais espontâneos e criativos.

E, apesar de o filme colorido ter surgido em meados da década de 1930, só foi ser usado com mais frequência a partir dos anos 1970, com a popularização do acesso aos equipamentos. Atualmente, as fotos escolares estão disponíveis em diversos formatos, tamanhos, materiais, e também nas versões digitais, atendendo às expectativas de todas as pessoas.

Além disso, já é possível incluir nas recordações escolares diversos recursos, até mesmo para visualização em dispositivos eletrônicos de realidade virtual, como os famosos óculos VR, ou outros elementos, por exemplo. Logo, constatamos que os comportamentos mudaram, e isso se reflete no antes e depois das fotos escolares.

 

 

A relação das fotos escolares na formação da identidade

Então, as fotos escolares se tornaram um recurso que contribui com a formação da identidade dos estudantes de geração a geração. Porque as fotos escolares eternizam os momentos especiais vividos no ambiente de ensino, bem como as pessoas que compartilham essa vivência. E tudo isso influencia diretamente nessa construção da personalidade do estudante.

As imagens com resolução superior ainda permitem que todos os detalhes estejam presentes na revelação ou no salvamento de arquivos digitais, o que também contribui para a preservação de elementos diversos que compõem essas imagens e memórias.

Também é importante considerar que as fotos escolares são instrumentos bastante importantes na construção das memórias afetivas, ou seja, das lembranças que influenciam nas decisões futuras e resgatam sensações e emoções vividas no passado.

Portanto, é importante estimular experiências que impactem no desenvolvimento e contribuam com isso. Porque são essas lembranças que vão nortear a criação de comportamentos e novas habilidades, por exemplo.

Para completar, reforçamos que as fotos escolares contribuem com a construção da autoestima, que é a forma como realizamos uma avaliação afetiva do valor, apreço ou importância de nós mesmos. E isso está diretamente relacionado à formação da resiliência, bem como à capacidade de apreciar as próprias qualidades e dos outros. Sendo assim, as fotos escolares são ferramentas que também contribuem com a criação do sentimento de pertencimento e reforça a visão positiva que o estudante tem sobre si mesmo.

 

 

Registrando a jornada de crescimento

As fotos escolares contam histórias de vida e eternizam fatos que marcam a jornada de crescimento dos estudantes. Com esses registros, é possível criar um acervo que, quando resgatado, mostrará de forma cronológica o desenvolvimento físico, emocional e social dos estudantes.

Na retrospectiva, vale adicionar fotos escolares de diversos momentos da jornada de ensino, como do primeiro dia de aula, cerimônias, campeonatos esportivos, entre outras atividades extracurriculares; até chegar aos eventos de fim de ano, como confraternizações e formaturas.

Logo, pelas fotos escolares é possível reviver momentos, acompanhar a satisfação ao estudar dos estudantes, bem como a quantidade de amigos que acompanharam essas ocasiões, e até mesmo mudanças dos aspectos físicos (altura, ganho ou perda de peso, mudanças de corte de cabelo, de estilo ao se vestir etc).

Siga estas dicas para transformar as memórias visuais em lembranças únicas da jornada de desenvolvimento dos estudantes:

  • Reúna todas as fotos escolares que conseguir e escolha um dia ao final do prazo estabelecido para organizá-las.
  • Para ter um acervo ainda mais enriquecido, adote essa prática de criar retrospectivas todos os anos.
  • As fotos escolares podem ser preservada por meio da criação de anuários inovadores, ou até mesmo de uma cápsula do tempo.
  • Atenção às orientações para trabalhar com fotos digitais: se você deseja criar esse acervo virtual, faça várias cópias da foto e salve as imagens em mais de um lugar ou equipamento.
  • Vale lembrar também do risco de compartilhar a imagem com pessoas desconhecidas, que podem fazer uso indevido da foto por meio de edições digitais.

 

A identidade dos estudantes reflete a da escola

Vale ressaltar que as fotos escolares não só fortalecem a formação da identidade dos estudantes, como também a da escola. Porque esta escolha apoia diversas estratégias que enriquecem o relacionamento com a comunidade estudantil e a percepção do público.

Afinal, todas as iniciativas impactam na forma como é construída a reputação da escola, e como são criadas as conexões com as pessoas que participam da comunidade escolar. Então, é importante que as fotos escolares usadas para divulgação da instituição atenda aos valores da escola. Quer saber mais sobre essa relação? Converse com a equipe da School Picture: www.schoolpicture.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *