Temos dicas de destinos e como fotografar ao viajar pelo Brasil. Conheça e aprimore os registros das suas férias!
O que é que não pode faltar em uma viagem de férias? Quem respondeu “fotografia”, acertou! Então, hoje o Blog da School Picture está de malas prontas para levar você a uma jornada incrível sobre fotografia nas férias.
Com os avanços da tecnologia, você não precisa mais ter uma câmera para a fotografia nas férias, uma vez que é possível registrar as memórias incríveis das viagens pelos próprios smartphones. Os equipamentos oferecem recursos que possibilitam a captação em alta resolução e a possibilidade de salvar na nuvem, para acessar a imagem quando e como quiser. E quem prefere a foto no papel, consegue imprimir a versão física com alta qualidade.
Para que você tenha registros inesquecíveis das suas férias, vamos apresentar lugares que merecem ser fotografados por todo o Brasil. Também listamos dicas para que suas fotos sejam incríveis. Acompanhe o que temos a compartilhar. Boa viagem por esse conteúdo sobre fotografia nas férias!
Férias pelo Brasil: 5 destinos fotogênicos para visitar
Nosso país é rico em muitos fatores, inclusive no turismo. Por isso, aprender sobre fotografia nas férias é fundamental para você registrar todos os momentos inesquecíveis ao conhecer as lindas paisagens brasileiras. Para se ter uma ideia, somente em 2023, de janeiro até agosto, o turismo brasileiro acumulou R$ 121 bilhões, de acordo com esta publicação do portal R7.
Então, listamos cinc
Serra da Mantiqueira
Esta cadeia montanhosa pode ser visitada nos estados de São Paulo, Minas Gerais e no Rio de Janeiro. Sendo assim, muitas cidades tem este destino entre os pontos turísticos, uma vez que a Serra da Mantiqueira tem aproximadamente 500 km de extensão. Este é o cenário ideal para os amantes das montanhas. A dica de fotografia nas férias para quem passar por esta serra é aproveitar a luz natural e posicionar a serra ao fundo, na horizontal, para valorizar sua dimensão. O ideal é conseguir uma foto de cima para baixo, no topo da montanha, por exemplo.
o lugares do Brasil que não podem faltar no seu roteiro de fotografia nas férias. Estes destinos foram indicados por fotógrafos profissionais em matéria do portal Nossa UOL e também no portal Fotografia Mais. Conheça!
Lençóis Maranhenses
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses está localizado a 250 quilômetros de distância de São Luís, capital do Maranhão. Este destino atrai turistas de todo o Brasil pelas lindas lagoas e suas dunas. São 155 mil hectares para fotografar! Neste passeio, você pode registrar as lindas praias, os passeios em 4×4, ou até a experiência de escorregar pelas dunas. Uma dica de turismo neste local é aproveitar para fotografar o pôr-do-sol no alto das dunas, como indica o portal Melhores Destinos
Petar
Nossa próxima parada é no Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira, o Petar, no estado de São Paulo. Ele é considerado uma das unidades de conservação mais importantes do mundo, e também abriga a maior porção de Mata Atlântica preservada do país. Outra curiosidade do espaço é que o Petar possui 300 cavernas. E, hoje, é considerado patrimônio da humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Então, se você é fã de aventuras e está planejando uma visita ao Petar, não deixe de investir em iluminação, uma vez que as cavernas são bastante escuras. Lembre-se de ativar os flashes dos equipamentos, ou ainda levar lanternas e outras luzes que possam ajudar nesse sentido.
Cataratas do Iguaçu
Este destino no Paraná é o ideal para quem quer fazer fotografias nas férias de quedas d’água, uma vez que este é o maior conjunto do mundo! O Parque Nacional do Iguaçu também é reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. Recentemente, sua vazão impressionou turistas e alcançou um volume histórico de 24 milhões de litros por segundo. Normalmente, a vazão é de 1,5 milhão de litros de água por segundo. Quem visitar este local e quiser fotografar deve providenciar equipamentos resistentes à água ou capas de proteção que evitem estragos devido à umidade.
Cristo Redentor
Fazer uma foto de braços abertos em frente a este monumento é um clássico de quem faz fotografia nas férias no Rio de Janeiro. Então, se passar por este ponto turístico, não deixe de registrar este momento com esta pose. Você perceberá que outras pessoas também estarão fotografando assim no alto do morro do Corcovado. Esta escultura foi inaugurada em 1931 e fica no Parque Nacional da Tijuca, a 710 metros de altura do nível do mar. E o Cristo foi eleito entre uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno em 2007.
Dicas de fotografia nas férias
Agora que você já sabe por onde deve passar para registrar as melhores fotografias nas férias, temos algumas dicas de como utilizar os equipamentos e eternizar esses momentos com lindas imagens. Confira!
Escolha a hora certa
Você conhece as “horas de ouro”? São períodos que os fotógrafos consideram ideias para registrar imagens em ambientes externos. Por isso, ao fazer fotografia nas férias, considere visitar e fotografar os lugares especiais no início ou ao final do dia. Isso porque, nesses momentos, a luz solar ilumina de forma “lateral”, o que valoriza os tons do local e evita sombras, conforme orienta este conteúdo do Senac.
Regra dos terços
Outra dica importante na hora de fazer fotografia nas férias é utilizar a regra dos terços. Essa técnica de composição de imagem divide a tela em uma grade com nove quadrantes. E, nesta divisão, o objeto ou pessoa protagonista da foto deve ser posicionado na terça parte esquerda, ou direita da imagem, como ensinado no portal da Adobe. Portanto, assim, é possível obter imagens que valorizam tanto o ambiente, quanto o assunto principal registrado.
Limpeza dos equipamentos
Lembre-se que se as lentes da sua câmera ou smartphone estiverem sujas ou danificadas, isso vai interferir diretamente na qualidade da sua fotografia nas férias. Então, lembre-se de higienizar as lentes para que não ocorra interferência na hora de fazer a foto.
E então, gostou das nossas dicas de fotografia nas férias? Esperamos que elas contribuam com o registro das suas memórias inesquecíveis e consiga transformar simples imagens em obras-primas visuais. Até mais!