Do filme ao digital, da impressão ao armazenamento na nuvem: a fotografia escolar está em constante evolução. E nós seguimos acompanhando de perto a inovação que transforma as recordações escolares nessas últimas três décadas de atuação no setor educacional.

Hoje, a tecnologia possibilita o aprimoramento da fotografia escolar. As emoções continuam, o que muda é a forma de registrar e preservar essas memórias tão importantes vividas entre estudantes, a comunidade escolar e suas famílias.

A seguir, você entenderá como a tecnologia tem transformado esse olhar sobre essa experiência e permitido grandes avanços neste sentido.

Túnel do tempo da fotografia escolar

Vamos relembrar juntos os principais marcos da história da fotografia escolar? Já abordamos este assunto aqui no Blog da School Picture e adoramos reviver esses fatos que transformaram as recordações escolares.

Antes de falar sobre a história da fotografia escolar, precisamos recordar a história da fotografia. Em 1825, surgiu o primeiro registro fotográfico realizado pelo francês Joseph Niépce. Nessa mesma época, seu conterrâneo Hércules Florence desenvolvia um método para fotografar aqui no Brasil. Então, em meados do século 20, a fotografia ganhou popularidade e tornou-se mais acessível. E, na década seguinte, o primeiro filme colorido surgiu.

Porém, as fotografias com cores só começaram a ser usadas com mais frequência a partir da década de 1970, quando as câmeras portáteis ganharam popularidade, porque também se tornaram mais acessíveis ao público.

Novos comportamentos

As mudanças decorrentes do lançamento de novos equipamentos também contribuiu com o aumento da qualidade das imagens captadas nas recordações escolares e com novos comportamentos das pessoas diante às câmeras. Isso nós lembramos quando abordamos a evolução das recordações escolares aqui no Blog da School Picture.

Porque, no passado, a maioria das recordações escolares acontecia em grupo, com estudantes organizados em fileiras e raramente sorrindo. Em alguns casos, as fotos eram feitas dentro da sala de aula, com os estudantes sentados em suas respectivas mesas.

Os estudantes também eram fotografados com poses mais “sérias”, porque o ambiente escolar era mais formal e os equipamentos tinham velocidades menores de disparo. Essa falta de tecnologia impactava na necessidade de as pessoas ficarem paradas para que não houvesse o risco da foto sair desfocada, por exemplo.

A evolução ainda permitiu a montagem de cenários com fundos diversos, desde representando bibliotecas fictícias, até com estampas, fundo liso, ou verde para o caso de montagens. E não podemos nos esquecer da clássica foto com beca, capelo e diploma na mão.

O impacto da tecnologia na fotografia escolar

Atualmente, a tecnologia permite mais acessibilidade, praticidade e até velocidade para diversos processos envolvidos na realização das recordações escolares, como já abordamos aqui no Blog da School Picture.

Tudo é possível de ser ajustado nas fotos digitais em poucos cliques. Graças aos recursos tecnológicos de edição, os fornecedores entregam imagens de alta qualidade. E, desta forma, conseguem realizar ajustes praticamente imperceptíveis, mas que geram grandes diferenças.

Além disso, as tecnologias para fotografia escolar também possibilitam a personalização, ou seja, criação de layouts criativos, temáticos, e adição de outros elementos visuais, como textos, ícones, emojis, ou até mesmo QR Codes.

Agora, falando sobre preservação e compartilhamento das recordações escolares, ao contrário das versões impressas, os registros virtuais têm durabilidade infinita. Porém, para que isso aconteça, é importante considerar alguns pontos de riscos que ameaçam a fotografia escolar digital, que já apresentamos aqui no Blog da School Picture.

Inteligência artificial

Uma das tecnologias mais faladas no mundo hoje é a inteligência artificial. Por isso, a IA não poderia ficar de fora da nossa conversa! As tecnologias de inteligência artificial estão presentes em diversas tarefas e já fazem parte do nosso dia a dia.

Elas estão presentes, por exemplo, na análise de dados, nas previsões de cenários, para categorizar objetos, bem como para processarem linguagens e muitas outras atividades. Sendo assim, a IA permite a automação de fluxos de trabalho, ajuda a reduzir erros humanos, também contribui com a eliminação da repetição de tarefas e agiliza processos diversos, inclusive na rotina dos profissionais de fotografia escolar.

Já existem muitas ferramentas de edição de imagem com inteligência artificial que possibilitam um resultado avançado para corrigir imperfeições e modificar outros elementos da fotografia escolar. Os recursos possibilitam, por exemplo, ajustar a iluminação, bem como reduzir aquela vermelhidão dos olhos e outros retoques que deixam a fotografia escolar ainda mais especial.

Além da edição e retoques, a inteligência artificial também possibilita adicionar elementos criativos na fotografia escolar, possibilitando a personalização com filtros e outros efeitos que refletem na qualidade desta lembrança.

E os recursos de reconhecimento facial e marcação automática com inteligência artificial colaboram com os profissionais no momento de organização e classificação de todas as imagens feitas no ambiente escolar. São tecnologias que possibilitam agilizar essa tarefa, enquanto os profissionais podem se dedicar a outras tarefas mais complexas, por exemplo.

Fotografia escolar: tradição que nunca sai de moda

Novas tecnologias para a fotografia escolar podem surgir a todo momento. Mas a tradição das recordações escolares é eterna. Porque seja na versão física ou digital, as fotos escolares são registros que impactam no futuro da escola e dos estudantes.

A fotografia escolar também é relevante para a formação da identidade dos estudantes, bem como é uma aliada para melhorar o engajamento e reforçar o sentido de comunidade das pessoas do ambiente de ensino.

Durante as atividades voltadas à fotografia escolar, a família e a escola precisam dialogar e entender o que todos os participantes da comunidade desejam para a criação dessas fotos escolares. E tudo isso influencia a construção da confiança, autonomia, resiliência, e muitas outras habilidades socioemocionais que impactam na rotina dos estudantes e em seus futuros.

Está em busca de recordações escolares tecnológicas e emocionantes?

Conte com a equipe da School Picture para realizar isso!

Acesse nosso site e saiba mais: www.schoolpicture.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *