Faça Você Mesmo (DIY): criando álbuns escolares digitais e físicos
Transforme as memórias escolares em tesouros eternos por meio da versão digital e física das fotografias.
Você conhece o conceito DIY? Estas três letras vem do termo em inglês “Do It Yourself”, que, em tradução para o português, significa “Faça Você Mesmo”. E isso tem tudo a ver com a conservação das fotografias escolares.
Na prática, este estilo de comportamento define as pessoas que preferem fazer com seus próprios recursos diversas coisas, e isso inclui os álbuns escolares. Com muita criatividade, é possível criar o seu próprio, com os materiais e ferramentas que você tiver disponíveis para isso.
Seja na versão física ou digital, nós podemos te ajudar! Neste conteúdo, você encontrará dicas para criar álbuns escolares personalizados e de acordo com o seu estilo, para transformar as memórias dos estudantes em tesouros eternos. Vamos lá?
Entendendo a cultura “Faça Você Mesmo (DIY)”
O conceito “Faça Você Mesmo”, ou “Do It Yourself”, tornou-se popular nos últimos anos também pela nomenclatura de “Cultura Maker”. Ou seja, todos esses termos se referem ao movimento de cada indivíduo poder construir o que deseja com os recursos que tiver disponível, conforme explicado pelo conteúdo do portal eCycle.
Mas isso não é de hoje. De acordo com conteúdo compartilhado pela Fundação Telefônica Vivo, a cultura DIY surgiu no período após a Segunda Guerra Mundial, por volta da década de 1950. Ela foi impulsionada pela instabilidade da economia europeia, e foi retomada nos anos 2000, influenciando desde a criação de vestuários, até à alimentação, construção civil, e a educação.
Então, essa prática é defendida por pessoas que acreditam que possam construir, consertar ou desenvolver todos os projetos que tiverem vontade. Isso inclui desde objetos físicos até mesmo sistemas de software, por exemplo. É por isso que a cultura maker se tornou tão popular entre os jovens, pois caracteriza o ensino de técnicas para que criem suas próprias tecnologias, por exemplo.
Dicas para criar álbuns escolares DIY
Então, que tal construir álbuns incríveis com as fotografias escolares? Aqui, listamos diversas orientações que já compartilhamos no Blog da School Picture para te ajudar nessa missão. Essa é uma forma de preservar as memórias com criatividade e personalizada com seu estilo. Confira as dicas!
“Clicando” as fotografias escolares
Tudo começa com as fotografias escolares que serão escolhidas para preencher o álbum. Se você não contar com uma equipe profissional em fotografia escolar para te ajudar nisso, temos dicas de como captar momentos da rotina escolar com seus próprios recursos, que compartilhamos aqui no Blog da School Picture.
Então, prepare a câmera para as dicas: para fotografias em movimento, configure sua câmera com o recurso de Disparo Contínuo. Assim, ao acionar o obturador, você terá diversas opções de imagem em vez de uma só.
Outra dica importante ao criar recordações escolares de eventos com pessoas em movimento é utilizar o flash ou outro recurso de iluminação, como uma luz de LED, que possibilite o equipamento a coletar mais luz e mais rápido. Para completar, aumente a definição do ISO da câmera.
Continuando, se você for captar fotos posadas, configure então sua câmera para desfocar o fundo, destacando as pessoas à frente da imagem. Além disso, em recordações escolares que não são espontâneas, existe a técnica de enquadramento da pessoa nos cantos da imagem, e não no centro, porque isso enriquece ainda mais a qualidade da foto.
Organização
Após os cliques, é hora de selecionar as imagens certas para o seu álbum escolar. Para isso, pense em escolher as fotografias escolares que melhor refletem o momento especial que será eternizado.
A partir dessa seleção, organize a disposição das fotografias escolares. Escolha, por exemplo, critérios baseados da ordem cronológica, ou nos assuntos, como fotos dentro da sala, fora da sala, com amigos, eventos etc.
Montagem
Na hora da montagem, existem diversas ferramentas para transformar esse material, seja na versão online ou offline, como você preferir. E hoje, com os avanços da tecnologia e da fotografia, é possível criar álbuns escolares diferenciados, divertidos e inovadores, que reflitam a personalidade dos estudantes, tornando esta uma lembrança rara e especial.
Portanto, durante a montagem DIY, trabalhe com a imaginação e desenvolva layouts criativos, que fujam do padrão comum. Capas e páginas coloridas, com fotos dispostas em diferentes tamanhos e quantidades: tudo é possível! Pense em elementos que guiem uma identidade visual, e solte a criatividade!
Hoje em dia também existe a possibilidade de criar versões digitais dos álbuns escolares, até mesmo em plataformas gratuitas, como no Slidego, no Canva, ou no CapCut, por exemplo. Elas atendem às necessidades de quem deseja manter as fotografias escolares em um acervo digital.
Ainda é possível agregar aos álbuns escolares elementos que completam a fotografia escolar com interação, como QR Codes que direcionam a um site, vídeo, podcast, ou até mesmo para um álbum mais completo, com todas as fotografias escolares captadas, por exemplo. Para completar e tornar o álbum escolar ainda mais inovador, você pode incluir recursos de realidade aumentada ou realidade virtual, para tornar a experiência ainda mais imersiva.
Preservação
Agora que seu álbum escolar está pronto, não se esqueça de conservá-lo corretamente! Para isso, também já compartilhamos orientações no Blog da School Picture. Vamos relembrar?
No caso de álbuns escolares DIY com fotos impressas, lembre-se que elas são bastante delicadas e exigem algumas práticas de conservação específicas. Portanto, ao manusear as fotos, utilizar sempre os cantos, evitando tocar na imagem para não deixar marcas de dedos, por exemplo. Além disso, evite expor as recordações escolares ao sol, porque isso pode reduzir a durabilidade do material.
Além disso, atente-se à presença de umidade no local onde ela será guardada. Para completar, guarde as recordações escolares com papel de seda, celofane, ou outro que possibilite uma camada entre uma e outra fotografia.
E tratando-se de um álbum digital, pense em evitar o risco de apagamento do arquivo, criando outras cópias em ambientes digitais diferentes. Reflita antes de publicar essas imagens nas redes sociais ou enviá-las para outras pessoas. Uma última dica para preservar as fotos digitais é criando pastas ou utilizando ferramentas que exijam senha segura para acesso.
Gostou das dicas? Essa é uma forma que encontramos de compartilhar um pouco da nossa experiência com fotografias escolares com você. Quer saber mais?
Acesse: www.schoolpicture.com.br.