Saiba como essa pode ser uma importante ferramenta para aumentar a confiança dos estudantes.
Algumas crianças são mais tímidas e introvertidas que outras, e isso é normal. Todavia, é importante estar atento aos sinais de problemas de autoestima. E uma das formas de resolver essa questão é por meio das fotos escolares.
Aqui no Blog da School Picture, já falamos sobre como as fotos escolares são muito mais do que boas lembranças para se recordar das experiências estudantis. Elas são ferramentas que possibilitam a interação dos estudantes com os colegas, com a comunidade escolar e também com familiares.
Por isso, o impacto das fotos escolares pode ser muito positivo no desenvolvimento da autoestima das crianças. Então, continue com esta leitura para entender melhor a relação dessa atividade com a identidade dos estudantes.
A autoestima dos jovens hoje
Primeiramente, é importante entender o que significa de fato o conceito de autoestima. No artigo acadêmico “Influência da autoestima, da regulação emocional e do gênero no bem-estar subjetivo e psicológico de adolescentes”, publicado na Revista de Psiquiatria Química São Paulo, define-se como autoestima “a avaliação afetiva do valor, apreço ou importância que cada um faz de si próprio”.
É de comum saber que a autoestima impacta diretamente na qualidade de vida das pessoas. Logo, se questões relacionadas a essa forma de segurança emocional não forem sanadas na infância, podem ser levadas à adolescência e vida adulta, causando prejuízos na formação de identidade dessas pessoas.
A pesquisa “Conversa sem filtro: autoestima e confiança com o corpo na adolescência”, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) identificou que os adolescentes brasileiros sofrem com problemas graves de autoestima e baixa aceitação do corpo. Muitos responderam que são feios, tristes, gordos e sentem vergonha de si mesmos.
Esses resultados são bastante preocupantes, pois a autoestima está diretamente relacionada à resiliência, bem como à capacidade de apreciar as próprias qualidades e dos outros. E essa visão negativa pode gerar interferências em relacionamentos e até mesmo no desempenho acadêmico.
Influência digital
Devemos considerar que hoje os jovens estão cada vez mais inseridos em um mundo digital. Nesta realidade, as imagens de si mesmos e dos colegas são compartilhadas a todo momento. Esses conteúdos podem influenciar suas percepções e questões de autoestima, principalmente em casos de comparação de características físicas, por exemplo.
E, ainda na pesquisa da Unicef, ressalta-se que a questão racial impacta na autoestima e confiança dos jovens. Porque pessoas pardas e pretas relataram ter menos aceitação do próprio corpo e uma rede de apoio menor. Além disso, as questões de gênero também influenciam na autoestima. O estudo identificou que as meninas têm autoestima mais baixa. Para completar, são mais criticadas em relação a isso e, portanto, se sentem mais inseguras com o corpo.
Fotos escolares e autoestima das crianças: qual a relação?
A partir das informações que apresentamos acima, observamos que é importante que as escolas promovam atividades que ampliem repertórios e fortaleçam a autoestima dos estudantes desde cedo, ainda na infância, para que entendam melhor seus sentimentos em relação aos próprios corpos.
Afinal, como já abordamos aqui no Blog da School Picture, a máxima “o passado ensina” diz muito sobre o quão importante são as experiências que vivemos no ambiente de ensino, e o quanto isso impacta diretamente no nosso comportamento na vida adulta.
Memória afetiva
Sendo assim, as fotos escolares são fundamentais para a criação de memória afetiva, ou seja, lembranças construídas a partir das experiências de vida e que são registradas conscientemente. No futuro, quando as resgatam, os adultos conseguem se lembrar de momentos, gostos, cheiros, sons que remetem ao que viveram durante o desenvolvimento infantil. Essas memórias são construídas por meio de brincadeiras, leitura, ou em outras atividades do dia a dia, incluindo a produção das fotos escolares.
Além disso, essa pode ser uma importante ferramenta na construção da inclusão e diversidade nas escolas, o que reflete diretamente na formação da autoestima das crianças. Isso pode ser considerado tanto nas poses da fotografia escolar, quanto em cenários e outros elementos das fotos escolares. E, assim, é possível transmitir a essência inclusiva e diversa da escola.
Vale reforçar também que hoje o público cria maior conexão com instituições que utilizam em suas campanhas pessoas e corpos reais. Assim, considerar esse ponto nas fotos escolares reflete diretamente na criação de conexões autênticas que humanizam a imagem da instituição, transmitindo esse posicionamento a favor da diversidade e inclusão. Portanto, as fotos escolares são recursos que possibilitam despertar a representatividade e identificação do público com a instituição.
Reforçando a autoestima dos estudantes
Quando falamos sobre a importância das fotos escolares no desenvolvimento dos estudantes, trouxemos alguns pontos de atenção que podem contribuir com o uso dessa atividade para fortalecimento da autoestima.
Porque quando o estudante se vê representado em uma bela fotografia escolar, isso pode contribuir com o sentimento de pertencimento e reforçar a sua visão positiva sobre si mesmo. Afinal, quem não gosta de ver sua melhor versão em uma imagem de alta qualidade? É por isso que as fotos escolares podem ser ferramentas para empoderamento dos estudantes.
Além disso, as fotos escolares trazem informações diversas sobre um determinado período da vida. E essa evolução pode ser acompanhada imagem por imagem, ano a ano, por exemplo.
Então, sugerimos também a criação de uma retrospectiva de fotos escolares, que conte com imagens como do primeiro dia de aula, das festividades, dos campeonatos esportivos, entre outras atividades, até as formaturas e eventos de fim de ano. Tudo isso será fundamental para abrir a visão dos estudantes sobre suas conquistas e sobre o desenvolvimento de cada um deles.
Quer saber mais dicas para reforçar a autoestima dos estudantes com as fotos escolares? Converse com a equipe da School Picture: www.schoolpicture.com.br.