Entenda como a qualidade das fotografias escolares influencia no branding escolar e gera impactos positivos para a instituição.

 Você sabe qual a relação das fotografias escolares com o branding para escolas? É sobre isso que vamos falar hoje no Blog da School Picture.

Existem diversas estratégias para você utilizar ao fortalecer a imagem da escola da comunidade. Todavia, uma delas reflete diretamente na percepção do público, que são as fotos utilizadas nessas iniciativas.

Por isso, a seguir, você entenderá melhor o que é branding escolar e como as fotografias escolares são aliadas de quem deseja fortalecer o posicionamento da escola no mercado e junto ao público. Confira!

 

Para começar: o que é branding escolar?

Primeiramente, precisamos entender o que é o conceito de branding. Para isso, consultamos o conteúdo compartilhado pelo portal Rock Content, que traz insights do renomado professor e autor Philip Kotler. Esse termo em inglês define as estratégias que uma empresa utiliza para se identificar e diferenciar de outras do mercado. Ou seja, são as iniciativas que refletem a marca.

No caso do branding para escolas, estamos falando de práticas que façam com que a imagem da instituição seja bem lembrada pelo público, seja pelos estudantes, seus responsáveis, ou até mesmo pela equipe escolar.

Logo, as ações de branding escolar refletem a qualidade, a credibilidade e também a satisfação do público com a instituição de ensino. E isso não se limita apenas ao destaque visual, como também inclui a forma como é construída a reputação da escola a fim de criar uma conexão emocional com as pessoas que participação da comunidade escolar.

Branding para escolas e fotografias escolares: qual a relação?

Acima, explicamos que as práticas de branding escolar incluem diversas estratégias. Todavia, as fotografias escolares são uma iniciativa que impacta e muito o branding para escolas. Isso porque a qualidade das imagens, bem como outros detalhes que as compõem, podem ser essenciais para criar essa conexão e gerar a percepção positiva do público.

Então, é importante que as fotografias escolares usadas para divulgação da instituição atenda aos valores da escola. Desta forma, tanto as poses, quanto cenários e outros elementos da imagem precisam transmitir a essência da instituição. Por exemplo, no caso de escolas mais formais, não adianta trabalhar com fotografias escolares com efeitos abstratos, excesso de cores e outros elementos criativos, pois isso não reflete o propósito da escola visualmente.

Além disso, as fotografias escolares utilizadas nas estratégias de branding escolar têm que se conectar com a identidade visual da instituição de ensino. Se já existe uma paleta de cores a ser seguida, elas devem orientar essa captação de imagens também para criar uma comunicação consistente. Isso também vale para a escolha da tipografia para caso haja elementos textuais nessas produções.

Desta forma, quando o público “bater o olho” na sua divulgação, saberá de primeira de qual instituição de ensino está falando. E fortalecer essa lembrança reflete diretamente na credibilidade da escola no mercado educacional.

 

3 dicas de branding para fotografias escolares

Agora, chegou o momento de aplicar o conceito na prática. Listamos 3 dicas de branding escolar, baseadas em nossa experiência na School Picture, para você aplicar nas suas fotografias escolares e fortalecer sua presença de marca no mercado. Confira!

1. Pessoas reais

Cada vez mais as empresas estão utilizando em suas campanhas de branding pessoas reais em vez de modelos. Isso porque essas conexões autênticas humanizam a divulgação, conforme explica este especialista no LinkedIn. Porque as pessoas se veem refletidas nessas comunicações desta forma, sendo assim esta uma maneira eficiente de despertar a representatividade e identificação do público com a sua instituição.

Já pensou, por exemplo, no caso de um ex-aluno que está em busca de uma escola para seu filho, e encontra um anúncio com a foto de um antigo professor que gostava? Isso pode fortalecer a conexão desse responsável com a sua instituição.

Garantindo a segurança das fotografias escolares

Mas, atenção! Ao convidar pessoas reais para participar de suas campanhas de branding escolar, siga as orientações legais para manter a privacidade e direitos autorais nas fotografias escolares. Afinal, como já explicamos aqui no Blog da School Picture, a segurança deve estar presente em todos os momentos da rotina educacional, incluindo na realização das fotografias escolares.

Infelizmente, uma foto pode colocar a segurança de uma pessoa ou instituição em risco, ou ser utilizada por pessoas com más intenções, que acabam prejudicando a imagem de outros e geram transtornos.

Então, para seguir em frente com essa estratégia de branding para escolas, formalize o consentimento do uso de imagem, garanta a segurança do armazenamento das fotos e preste muita atenção aos detalhes da composição da imagem, para que as fotografias escolares não gerem riscos aos direitos humanos, dignidade e o exercício da cidadania da pessoa fotografia.

Uma forma de evitar qualquer risco neste sentido é contratando fornecedores de fotografias escolares profissionais. Porque eles têm experiência em realizar trabalhos seguindo as orientações da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados). Isso pode resguardar a segurança tanto das pessoas fotografadas, quanto da instituição que realiza a campanha.

2. Use a criatividade

Conforme falamos acima, é importante que as estratégias de branding para escolas sigam a identidade visual da instituição. Mas isso não significa que não existe espaço para usar a criatividade. Vivemos uma era em que a tecnologia traz inúmeras possibilidades para a realização das fotografias escolares.

Então, neste sentido, você pode inserir nas imagens elementos como QR Codes, realidade aumentada ou realidade virtual, que possibilitem uma interação diferenciada do público com essas fotografias escolares.

Já falamos aqui no Blog da School Picture sobre como a evolução das fotografias escolares com a tecnologia impacta na imagem das escolas. Atualmente, com os grandes avanços digitais, fotografias escolares podem ser editadas e trabalhadas com elementos visuais que agreguem ainda mais qualidade e criatividade aos registros, muito diferente das possibilidades que existiam quando o mundo era somente analógico.

As soluções de inteligência artificial, por exemplo, já possibilitam até mesmo a criação de imagens únicas para uso no branding escolar. E essa tecnologia também tem sido usada para facilitar e agilizar a edição, bem como para ajudar profissionais a fotografarem com mais qualidade.

3. Reforce os diferenciais

O que a sua escola tem que a faz se destacar no mercado? Uma infraestrutura de alta qualidade? Disciplinas extracurriculares diferenciadas? Professores renomados? Essas respostas devem estar presente nas estratégias de branding escolar e serem retratadas nas fotografias escolares. Portanto, explore todas as oportunidades de destaque para mostrar que a sua instituição tem um valor único, pois isso refletirá diretamente no branding escolar.

Esperamos que as dicas compartilhadas aqui no Blog da School Picture contribua com a forma como você impacta a sua comunidade escolar positivamente. Se quer saber mais, acesse nosso site: www.schoolpicture.com.br.

 

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