Saiba como organizar as recordações escolares e preservá-las da melhor forma possível para eternizar os momentos especiais!
A cada ano que passa, o arquivo ganha uma nova fotografia escolar. E muitas vezes essas recordações podem se acumular nos armários, gavetas e, assim, serem danificadas pelo simples fato da falta de organização.
Pensando nisso, apresentamos aqui algumas dicas de organização, para que a sua fotografia escolar mantenha-se inteira no seu arquivo por muitos e muitos anos. Pois adotar boas práticas neste sentido permite que as recordações escolares sejam eternizadas!
Então, siga com a leitura para entender melhor como organizar os arquivos fotográficos e manter um registro incrível dos momentos especiais vividos pelos estudantes.
Dicas para organizar arquivos fotográficos
A partir de agora, você poderá conferir algumas dicas de como organizar as recordações escolares. Aqui, listamos informações tanto para o armazenamento de fotografias impressas, quanto das versões digitais. Confira!
Reserve um tempo para isso
Primeiramente, não adianta organizar as recordações escolares com pressa. Isso só refletirá em menos atenção para o momento e o que está sendo feito. Portanto, escolha o melhor dia e horário para você realizar essa organização, para que a tarefa seja realizada com calma e de forma eficaz, seja no online ou no offline.
Busque ajuda
Quanto mais recordações escolares você tiver para organizar, mais trabalhosa será esta missão. Então, por que não pedir ajuda? Convide pessoas próximas para te auxiliar nesta organização. Esta também é uma forma de compartilhar esse momento, revendo e comentando as histórias por trás das imagens captadas ali.
Escolha o local correto
Agora que você já sabe quando fará a organização, escolha também onde será realizado o armazenamento destas fotografias. Você pode escolher uma gaveta ou um espaço no armário, por exemplo. Pense em espaços de fácil acesso, que você possa guardar ou buscar a fotografia escolar com facilidade, como prateleiras de altura mediana, por exemplo. Se não houver espaço físico disponível para este armazenamento, você pode organizar as fotos pelas paredes, por meio de quadros, varais ou em artes personalizadas.
Formas de armazenamento
É importante também entender as características do espaço escolhido para este armazenamento, para então definir se a fotografia escolar será guardada em caixas, pastas, envelopes, entre outras possibilidades. Considere, por exemplo, a iluminação do ambiente: evite armazenar fotos em locais com alta exposição à luz solar, porque isso pode impactar na qualidade da preservação. Se não tiver outra opção, busque armazenar a fotografia escolar em materiais que sejam resistentes a esse tipo de iluminação.
Lembre-se também de nomear as imagens e os objetos onde serão catalogados. Você pode, por exemplo, colocar etiquetas ou apenas anotar em caneta com tinta permanente. Essa organização será fundamental na hora de buscar aquela foto específica, sobre um dia ou momento especiai, por exemplo.
Sustentabilidade
Não se esqueça de considerar o meio ambiente durante a sua organização de recordações escolares. Escolha trabalhar com materiais que sejam provenientes de reciclagem, ou reutilize caixas e outros acessórios do dia a dia, por exemplo. Para, assim, tornar essa organização mais sustentável. Isso também vale para caso você escolha descartar alguma imagem ou itens que estiverem pelo caminho da organização.
Organização digital
Acima, trouxemos alguns pontos de atenção sobre como organizar fotografias impressas. Mas, tratando-se de um mundo cada vez mais conectado, também temos orientações de como organizar recordações escolares no universo digital.
Uma dica bastante importante é a de renomear os arquivos e pastas de acordo com cada momento e datas, para facilitar futuras consultas. Você pode começar os nomes das imagens pela data, e em seguida adicionar uma palavra-chave relacionada ao tema da fotografia. Por exemplo: “XX – XX – 2024 Formatura”.
Outra dica é criar cópias desses arquivos digitais e salvar em outros dispositivos ou na nuvem, para ter um backup caso essas imagens sejam deletadas ou perdidas por outros motivos. E para quem deseja mais segurança neste arquivo, vale a pena em pensar em espaços digitais que exigem senhas. Quando for criar essa senha, pense em códigos mais completos, com letras, números e caracteres especiais, para dificultar ataques de cibercriminosos.
Que tal criar um anuário?
Aqui no Blog da School Picture, já trouxemos dicas de como criar anuários escolares inovadores. Este clássico da memória é uma excelente opção para quem deseja organizar a fotografia escolar de forma criativa.
Hoje é possível criar anuários com layouts criativos, que fogem do padrão comum, com capas e páginas coloridas, fotos dispostas em diferentes tamanhos e quantidades, enfim, de acordo com as suas preferências.
Além disso, os anuários permitem você trabalhar também com elementos multimídia, que criam uma interatividade digital. Você pode, por exemplo, inserir na edição impressa QR Codes que direcionem o leitor para um site, um vídeo, um podcast criado pela turma, ou até mesmo para um álbum de fotografias digital.
Para começar a organizar, é preciso motivar!
Sabemos que a organização das recordações escolares é uma tarefa que exige tempo, disposição, e envolve muitos outros fatores. Mas, a principal motivação por trás dessa organização deve estar no fato de que, quanto maior for a qualidade deste arquivo, mais tempo essas fotografias escolares permanecerão para serem consultadas. Portanto, organizar as recordações escolares é uma forma de levar à frente estes bons momentos para futuras gerações.
Nós, da School Picture, acompanhamos há muitas décadas a evolução da fotografia escolar e desejamos que estes momentos se eternizem na vida dos estudantes, familiares e amigos. Por isso, convidamos você a continuar acompanhando o Blog da School Picture, para conferir outros conteúdos que ajudam você a eternizar as memórias! Quer saber mais sobre o nosso trabalho? Acesse o site: www.schoolpicture.com.br.