Saiba mais sobre avanços que revolucionaram a criação das recordações escolares e o que vem por aí!
É fato que o mundo está em constante evolução, e quando falamos de fotografia escolar, não é diferente. A forma como realizarmos recordações escolares tem evoluído com o tempo, graças aos avanços da tecnologia.
Hoje, no Blog da School Picture, reunimos informações para você ter um melhor entendimento de como as mudanças impactaram o modo que registramos os momentos especiais das escolas hoje.
E como a evolução da fotografia escolar não para, também apresentamos algumas tendências que prometem revolucionar ainda mais as recordações escolares. Confira!
O “túnel do tempo” da fotografia escolar
Antes de falarmos sobre a evolução da fotografia escolar com a tecnologia, convidamos você a uma viagem ao passado. Neste “túnel do tempo”, listamos informações sobre a história das recordações escolares que já compartilhamos aqui no Blog da School Picture, para você entender melhor o contexto de cada um dos momentos que marcaram essa evolução.
Em mais de três décadas de história, temos acompanhado de perto a evolução da fotografia escolar com a School Picture. Vimos muitas mudanças acontecendo em decorrência do lançamento de novas tecnologias, que atualizaram equipamentos e comportamentos.
a fotografia escolar era composta somente por registros monocromáticos. Isso porque a fotografia colorida só foi popularizada em meados dos anos 1970. Então, no passado, tudo era registrado em preto e branco.
Além disso, no passado a maioria das recordações escolares acontecia em grupo, com estudantes organizados em fileiras e raramente sorrindo. Em alguns casos, as fotos eram feitas dentro da sala de aula, com os estudantes sentados em suas respectivas mesas.
Sendo assim, os estudantes não tinham a oportunidade de terem registros espontâneos, porque as fotos precisavam ser posadas, pois a falta de tecnologia impactava na necessidade de as pessoas ficarem paradas para que não houvesse o risco da foto sair com o aspecto “tremido”, por exemplo.
Analógico vs digital
Vale reforçar a diferença entre fotografia digital e analógica, que já explicamos aqui no Blog da School Picture. Porque as diferenças não se referem somente à tecnologia, e ao fato de uma utilizar filme e a outra poder ser registrada virtualmente.
A câmera analógica exige o domínio do equipamento para realizar ajustes manuais. Já a câmera digital, além de possibilitar registrar digitalmente as imagens, tem mais opções de automação para manter a qualidade da captação. Além disso, ela permite que mais fotos sejam realizadas, uma vez que isso só depende do tamanho do cartão de memória que será utilizado.
As recordações escolares hoje
Hoje, as poses mais sérias foram substituídas por recordações escolares coloridas e criativas. A evolução das tecnologias permitem a montagem de cenários com fundos diversos e efeitos especiais que deixam a fotografia escolar ainda mais original.
E graças aos avanços digitais, as imagens podem ser editadas e trabalhadas com elementos visuais que agreguem ainda mais qualidade e criatividade aos registros, muito diferente das possibilidades que existem quando o mundo era somente analógico.
Então, os estudantes têm a possibilidade de guardar a fotografia escolar em versão impressa ou virtual, o que reflete em uma preservação ainda melhor, uma vez que os arquivos digitalizados podem ser facilmente copiados e guardados em diversos ambientes online, com menos riscos de danos que as versões “em papel”.
E como será no futuro?
Como já citamos, a palavra da vez é “digital”. Logo, novas tecnologias para fotografia escolar são lançadas a todo momento, impactando diretamente o novo olhar das recordações escolares.
Hoje, já existem diversas soluções de inteligência artificial que possibilitam até mesmo a criação de imagens. Mas essa tecnologia também tem sido usada para facilitar e agilizar a edição, bem como para ajudar profissionais a fotografarem com mais qualidade.
Além disso, a fotografia escolar de hoje também é produzida para atender às demandas dos usuários das redes sociais. Os formatos são ajustados para serem compartilhadas pelos perfis. Também já fazem parte da produção de recordações escolares as selfies, uma modalidade que transformou as formas de expressão no mundo da fotografia.
Também já são criadas fotos em dispositivos que permitem a captação 360º e em movimento sem que a imagem fique estremecida ou desfocada. Para completar, muitas pessoas já incluíram a possibilidade de realizar recordações escolares para visualização em dispositivos eletrônicos de realidade virtual, como os famosos óculos VR.
A tecnologia também influenciou a criação de anuários inovadores na fotografia escolar, e nós já falamos sobre isso aqui no Blog da School Picture também. Porque mesmo com a evolução que estamos vivendo, este formato ainda é bastante importante entre as recordações escolares, pois reúnem registros de todo o ano letivo, e também de todas as pessoas que participaram dele.
Atualmente, com os avanços da tecnologia na fotografia escolar, é possível criar anuários escolares diferenciados, que reflitam a personalidade dos estudantes. Assim, essa lembrança tem se tornado cada vez mais especial.
Como preservar as memórias da escola
Agora, se você deseja que sua fotografia escolar acompanhe o passar dos anos, fique atento às dicas de preservação de recordações escolares que compartilhamos aqui no Blog da School Picture. Afinal, mesmo que as fotos de hoje tenham uma qualidade muito melhor, que impacta também em maior durabilidade, se você não cuidar corretamente, corre o risco de que essa lembrança se perca. Então, siga essas três dicas para preservar a sua fotografia escolar!
- Crie um scrapbook, um “caderno de colagens”, reunindo a fotografia escolar a outros materiais. Você também pode realizar um arquivo digital com as recordações escolares.
- Digitalize as imagens impressas para ter versões salvas em diversos ambientes digitais, diminuindo assim o risco de perdas e danos.
- Armazene as imagens em caixas de lembranças, em um recipiente com material que contribua com a preservação, evitando a exposição à luz solar ou umidade.
Siga acompanhando o Blog da School Picture para se atualizar sobre a evolução da fotografia escolar. Esperamos que essas informações contribuam com a criação de recordações escolares incríveis! Para saber mais sobre nossa experiência no mercado, acesse o site www.schoolpicture.com.br.