Embarque nessa viagem ao passado da fotografia escolar para entender as mudanças e transformar as recordações do futuro!

Foi-se o tempo em que os estudantes aguardavam a contagem regressiva e o “sorria!” ao final para serem fotografados. Hoje, na nova era da fotografia escolar, as recordações dos melhores momentos vividos em classe podem ser captadas de forma espontânea, o que contribui com registros que refletem momentos reais vividos na escola.

Então, prepare-se! Porque hoje a School Picture vai levar você a uma viagem ao passado. Você vai entender como era a fotografia de classe antes para aprimorar o conhecimento e realizar fotos incríveis com os estudantes. São registros que prometem criar memórias!

Siga com nosso conteúdo sobre a evolução da fotografia da classe e entenda como essas mudanças impactam positivamente na experiência das recordações escolares do futuro. Afinal, acompanhamos de perto essa transformação há mais de três décadas, e sabemos como contar essa história do começo ao fim. Vamos lá?

 

Antes X Depois: o que mudou na fotografia de classe?

Em primeiro lugar, precisamos destacar que a fotografia escolar acompanha a evolução da tecnologia audiovisual. Portanto, as mudanças foram decorrentes do lançamento de novos equipamentos. Isso contribuiu não só com o aumento da qualidade das imagens captadas nas recordações escolares, como também com o comportamento das pessoas diante às câmeras.

Como já contamos aqui no Blog da School Picture, no passado, a fotografia escolar era composta somente por registros monocromáticos. Isso porque a fotografia colorida só foi popularizada em meados dos anos 1970. Então, no passado, não adiantava investir no look, maquiagem e em cenários criativos, pois tudo seria registrado em preto e branco.

Sendo assim, a maioria das recordações escolares acontecia em grupo, com estudantes organizados em fileiras e raramente sorrindo. Em alguns casos, as fotos eram feitas dentro da sala de aula, com os estudantes sentados em suas respectivas mesas.

E os estudantes também eram fotografados com poses mais “sérias”, porque o ambiente escolar era mais formal e os equipamentos tinham velocidades menores de disparo. Essa falta de tecnologia impactava na necessidade de as pessoas ficarem paradas para que não ouvesse o risco da foto sair com o aspecto “tremido”, por exemplo.

Mas com a evolução das tecnologias, muita coisa mudou! As cores permitiram que os registros se transmitissem os momentos da escola com mais vida, e a fotografia de classe tornou-se uma modalidade criativa e repleta de possibilidades!

A evolução ainda permitiu a montagem de cenários com fundos diversos, desde representando bibliotecas fictícias, até com estampas, fundo liso, ou verde para o caso de montagens. E não podemos nos esquecer da clássica foto com beca, capelo e diploma na mão.

Hoje é a criatividade quem manda!

Atualmente, a fotografia escolar visa captar a personalidade dos estudantes, os seus interesses e os momentos especiais vividos com a classe. Logo, esta recordação escolar é realizada hoje de forma cada vez mais criativa.

Um estilo de fotografia que não pode faltar entre as fotografias de classe é a selfie, por exemplo. Afinal, como já abordamos aqui no Blog da School Picture, os avanços tecnológicos e a ampliação do acesso à internet, do uso das redes sociais e da popularização dos equipamentos com câmeras frontais de alta qualidade fizeram com que as selfies se tornassem parte da nossa rotina, como também da dos estudantes.

Além dos flashes e poses

Além disso, a fotografia escolar pode ser realizada a partir de temas específicos, em cenários diferenciados e com muitos cliques, graças à evolução digital. E as imagens podem ser editadas e trabalhadas com elementos visuais que agreguem ainda mais qualidade e criatividade aos registros.

Vale ressaltar que essa criatividade vai além das poses e flashes. Ela também está presente na evolução dos anuários escolares, por exemplo. Aqui no Blog da School Picture, já ensinamos você a criar anuários incríveis. Eles acompanham a evolução da fotografia escolar e promovem uma experiência inovadora na forma como essas recordações serão preservadas.

Já é possível, por exemplo, adicionar elementos multimídia nos anuários que promovem a interatividade dos estudantes. Você pode, por exemplo, inserir na edição impressa QR Codes que direcionem o leitor para um site, um vídeo, um podcast criado pela turma, ou até mesmo para um álbum de fotografias digital. Ou, ainda, criar recursos de realidade aumentada, ou de realidade virtual, para promover uma imersão neste conteúdo.

Não podemos esquecer que estamos falando de uma nova geração que tem muita familiaridade com plataformas como Tik Tok e vídeos curtos e rápidos. Por isso, além das fotografias escolares, é possível eternizar esses momentos com registros em vídeos, que atendam ao comportamento dos estudantes e suas identidades hoje.

A fotografia e a formação de identidade

Gostou de saber mais sobre a evolução da fotografia escolar? Pois lembre-se que essas recordações são muito importantes na formação da identidade dos estudantes, conforme já explicamos aqui no Blog da School Picture. Sendo assim, a fotografia de classe é um elemento fundamental na criação das memórias afetivas, que são as lembranças construídas a partir das experiências de vida e que são registradas conscientemente.

Então, essas lembranças, no futuro, contribuem com a formação dos indivíduos, influenciando diretamente o desenvolvimento de suas identidades. E como boa parte da infância é vivida no ambiente de ensino, logo, a memória afetiva é construída a partir de muitas experiências vivenciadas na escola, por exemplo. Assim, a fotografia escolar também é uma forma de garantir que essa memória não seja lançada ao esquecimento.

Não deixe de conferir nosso conteúdo sobre a importância das recordações escolares na formação dos estudantes. E continue acompanhando o Blog da School Picture para saber mais sobre como criar memórias incríveis nas escolas! Saiba mais em nosso site: www.schoolpicture.com.br.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *