O Blog da School Picture está de malas prontas para levar você a conhecer orientações incríveis para realizar os melhores cliques ao viajar!

Hoje o Blog da School Picture está de malas prontas para levar você a conhecer dicas incríveis de fotografia de viagem. Vamos percorrer diversas orientações que são fundamentais para quem quer capturar a essência de um destino. Isso porque, com a evolução das tecnologias, tornou-se mais fácil e prático fazer um álbum de viagens criativo. Atualmente, não precisamos lidar com desafios como a falta de poses no filme ou outros impedimentos que prejudicavam a qualidade das imagens nos tempos analógicos, por exemplo.

Todavia, é importante se atentar à algumas dicas, baseadas em técnicas profissionais, que podem ser colocadas em ação por toda e qualquer pessoa que tenha um equipamento fotográfico, seja uma câmera, ou um smartphone.

Então, atenção senhores passageiros com destino à fotografia de viagem: vamos iniciar uma jornada pelas dicas que transformaram suas recordações. Boa viagem!

Dicas para capturar a essência de um destino

Capture a essência

Quando falamos sobre capturar a essência dos destinos em sua fotografia de viagem, nos referimos a forma como detalhes únicos dessa cidade e cultura serão registrados por você. Então, ao fotografar, vá além das selfies ou fotos suas nos espaços.

Para enriquecer este álbum, foque em capturar a essência de momentos únicos. Isso vale para muitos momentos importantes que compõem um roteiro de viagem, como a gastronomia, manifestações artísticas, moda, acessórios, arquitetura, por exemplo.

Seja criativo ao escolher ângulos, poses e foco

Uma forma de deixar sua fotografia de viagem ainda mais sofisticada e criativa é explorando diversos ângulos. Portanto, não se limite a uma só pose e forma de fotografar. Explore novas possibilidades, posicionando a câmera para cima, para baixo, ou ainda ajustando o foco, aproximando e distanciando a lente quando possível.

Aqui no Blog da School Picture, quando falamos sobre cantinhos fotogênicos para você conhecer nas férias, ensinamos como aplicar a regra dos terços na fotografia de viagem. Isso porque essa técnica de composição de imagem divide a tela em uma grade com nove quadrantes. E, nesta divisão, o objeto ou pessoa protagonista da foto deve ser posicionado na terça parte esquerda, ou direita da imagem, como ensinado no portal da Adobe. Assim, é possível obter imagens que valorizam tanto o ambiente, quanto o assunto principal registrado.

Respeite a cultura e tradições

Não se esqueça de que você é um visitante do espaço em que está fotografando. Ou seja, precisa respeitar a cultura e as tradições locais no momento de realizar a sua fotografia de viagem. Existem muitos destinos e espaços turísticos que não permitem o registro fotográfico, por exemplo. Ou ainda liberam essa captação, mas proíbem o uso do flash, em casos onde essa luz possa impactar negativamente este ambiente específico.

Para completar, atente-se ao seu comportamento também ao realizar as fotos. Se estiver em um lugar com mais pessoas ao redor, tente se organizar para fotografar, evitando tumulto. Respeite as filas de espera para retratar pontos turísticos, caso existam. E também mantenha o silêncio quando requisitado. Outra dica bastante importante é certificar-se de que o acesso ao local que você está é permitido. Evite quebrar regras que podem gerar problemas ou até mesmo colocar a sua segurança em risco.

Preserve as memórias

Agora que você já aprendeu várias dicas de como capturar a essência dos destinos visitados, atente-se a forma como eles serão preservados. Se você optar por guardar a fotografia de viagem em formato digital, salve os arquivos no seu dispositivo e também copie para o armazenamento da nuvem.

Assim, caso o seu equipamento venha sofrer algum dano, você terá acesso às imagens salvas em outro ambiente digital. E, de preferência, escolha opções que possam restringir o acesso de usuários ou ainda que possibilitem o controle por meio de senhas. Desta forma, pessoas com más intenções, como cibercriminosos, terão mais dificuldade de acessar essas imagens online sem sua autorização.

Outra dica importante ao salvar a fotografia de viagem no ser ambiente digital é renomear de forma que facilite uma futura consulta quando você quiser revisitá-la. Você pode, por exemplo, inserir o nome do destino, ou a data da viagem. Para completar, utilize as redes sociais a seu favor: se publicar nos seus perfis, você estará automaticamente “salvando” essas imagens na internet, por exemplo.

Agora, se você prefere as opções de fotografia de viagem relevadas, temos dicas de como cuidar dessa versão impressa também. Afinal, nada como ter esses bons momentos em mãos, não é mesmo? Neste caso, você pode criar um scrapbook com as fotos da viagem, ou guardá-las em uma caixa de lembranças, que pode até se tornar um item decorativo na sua residência. Se quer saber mais sobre isso, acesse nosso conteúdo sobre como organizar e preservar recordações.

Selfie

Também já falamos aqui no Blog da School Picture sobre as selfies. E, nesta ocasião, trouxemos dicas que vão agregar muito as suas fotografias de viagem. Isso porque as selfies – ou seja, fotos feitas pelos próprios indivíduos com seus equipamentos e câmeras frontais – são ferramentas importantes de comunicação nos dias atuais. Logo, elas expressam a personalidade e também criam interações entre as pessoas.

Então, quando for fazer uma fotografia de viagem do tipo selfie, trabalhe com a luz de maneira indireta, posicionando-se de lado em vez de frente do foco de luz. Aproxime-se de janelas e aproveite também essa possibilidade de iluminação. E, ao fotografar a noite, você pode optar pelo uso de equipamentos de LED que aumentem essa luminosidade do espaço, ou ainda usar a lanterna de outro smartphone, por exemplo.

Outra dica é a de posicionar o aparelho em superfícies planas e estáveis, e fazer a foto utilizando o timer (temporizador). Assim, sua selfie não ficará “tremida” ou terá um pedaço do seu braço na foto, como costuma acontecer neste tipo de foto.

Desejamos que as dicas compartilhadas aqui tornem a sua fotografia de viagem ainda mais especial. E esperamos que você continue navegando pelo Blog da School Picture para conferir nossos conteúdos. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *