Confira dicas de como fazer fotos em família e eternizar as memórias especiais com criatividade!

Atenção para a cena: você reunido em um espaço com as pessoas que mais ama, conferindo os retratos de família e lembrando de memórias especiais. Já viveu isso?

Esses momentos são fundamentais para promover o resgate e tornar experiências atemporais. Por isso e muitos outros motivos, as fotos em família são registros muito importantes, que devem estar presentes na sua vida.

Então, para você não perder nenhum clique especial em família, reunimos aqui no Blog da School Picture dicas de como eternizar as memórias em retratos mais do que especiais. Continue com a leitura para entender a importância disso e como fazer fotos em família muito criativas!

A importância dos retratos de família

Aqui no Blog da School Picture, já explicamos sobre a importância do desenvolvimento da memória afetiva na vida das pessoas. Em definição compartilhada no conteúdo da Uninassau, o termo memória afetiva define as lembranças construídas a partir das experiências de vida e são registradas conscientemente. No futuro, quando as resgatam, os adultos conseguem se lembrar de momentos, gostos, cheiros, sons que remetem ao que viveram durante o desenvolvimento infantil.

Sendo assim, as memórias vividas em família são fundamentais na formação de cada indivíduo. Porque, assim como abordamos aqui, a memória afetiva fortalece vínculos e serve como exemplo para a criação de ações e comportamentos futuros. Sendo assim, as memórias em família influenciam diretamente a formação da identidade dos adultos. Pois, durante o desenvolvimento, as pessoas vão criando novas habilidades baseadas nas vivências do passado e influenciadas pelas pessoas com quem conviveram.

Neste sentido, os retratos de família são ferramentas muito importantes para preservar essa memória. São registros especiais que possibilitam as pessoas recordarem de momentos que viveram junto aos pais, tios, avós, primos… Ou ainda permitem resgatar lembranças de lugares especiais onde ocorreu essa convivência, tornando assim essas experiências atemporais.

Como preservar as memórias

Mais importante do que fazer retratos de família é preservá-los. Para que, assim, essas memórias se tornem atemporais. Então, para começar, pense em formas práticas e simples de guardar essas fotos em família, de acordo com os seus hábitos e o que for possível.

Se optar pelos registros digitais, lembre-se de salvar os arquivos não só nos seus dispositivos, como no computador ou celular. Você pode fazer cópias e guardar as versões digitais dos retratos de família na nuvem, por exemplo. Outra forma de preservar essas fotos em família é compartilhando com o pessoal por meio das redes sociais, ou em grupos privados. Assim, todos terão acesso ao que foi fotografado e poderão salvar e consultar sempre que quiserem.

Agora, se você é uma pessoa que prefere as versões físicas das fotos em família, então precisa escolher lugares seguros onde estas imagens reveladas serão guardadas. Além dos tradicionais álbuns de fotografia, você pode criar scrapbooks ou guardar as imagens em caixas de lembranças personalizadas, como explicamos neste conteúdo do Blog da School Picture sobre como organizar e preservar as recordações.

Dicas para fotos em família

Conseguiu reunir a família e faz questão de registrar esse momento com fotos mais do que especiais? Podemos te ajudar nisso! A seguir, listamos algumas dicas de como deixar as memórias em família ainda mais belas e criativas. Confira!

Naturalidade

É muito comum que as fotos em família sejam feitas de forma posada, principalmente quando o grupo é grande. Todavia, também é interessante fazer retratos de família espontâneo, para capturar a essência e personalidade daquela pessoa especial, por exemplo. Então, liberte o paparazzi que existe dentro de você: seja discreto e tente registrar momentos em que a pessoa não está percebendo que está sendo fotografada (dentro de limites respeitosos, claro!).

Tema

Se você deseja uma opção mais criativa, longe da estética baseada na naturalidade, uma forma de realizar retratos de família é optando por um tema. Assim, você pode organizar um dia e horário para que as pessoas fotografadas se reúnam vestindo-se a partir de um conceito. Isso vale para fotografias de Natal, por exemplo, em que as pessoas podem ser fotografas usando uma paleta de cores baseada em vermelho, verde e branco, ou até mesmo vestidas de Papai, ou Mamãe Noel! Você pode, ainda, criar fotos com vestimentas antigas, com fantasias de super-heróis, baseadas em time de futebol – caso a família tenha essa tradição, ou outras que expressem um gosto em comum entre todos os familiares.

Cenário

O ambiente escolhido para os retratos de família também influencia na qualidade da imagem. Pense em lugares com boa iluminação, de preferência com bastante luz natural. As fotos feitas durante o dia possibilitam mais qualidade neste sentido. Mas, caso não seja possível, ao fotografar a noite, fortaleça a iluminação com equipamentos de LED ou ainda com as lanternas de outros celulares.

Detalhes

Lembre-se de que mais do que registrar pessoas, os retratos de família resgatam outras características marcantes. Você pode se dedicar a fotografar as belas comidas à mesa, ou ainda detalhes especiais que só aquela pessoa tem, como características únicas de se vestir, por exemplo. Brinquedos, acessórios e outros elementos também deixarão seu álbum de memórias em família ainda mais ricos.

Então, desejamos que os retratos de família que você fizer a partir de hoje sejam ainda mais especiais. Assim, os momentos vividos ao lado das pessoas queridas poderão ser resgatados sempre que você quiser e de forma ainda mais emocionante. Siga acompanhando o Blog da School Picture para aprimorar seu conhecimento em como registrar as recordações da melhor forma possível. Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *