Saiba como criar experiências marcantes para a construção da memória afetiva durante a fase de desenvolvimento.
Quais são as recordações escolares que mais marcaram a sua vida? Pois saiba que refletir sobre isso pode trazer muitas respostas sobre as memórias afetivas criadas neste período da vida e a formação da sua identidade.
A máxima “o passado ensina” diz muito sobre o quão importante são as experiências que vivemos no ambiente de ensino. Lembramos de colegas, professores, brincadeiras, e muitas histórias que impactam diretamente no nosso comportamento hoje.
Por isso, neste conteúdo, você vai entender melhor a relação das recordações escolares e memória afetiva, e como contribuir com a construção de experiências marcantes, que influenciem positivamente a construção da identidade dos estudantes.
Recordações escolares e memória afetiva: qual a relação?
Antes de abordar a importância das recordações escolares na formação da identidade dos estudantes, vamos falar sobre o conceito de memória afetiva? Em definição compartilhada no conteúdo da Uninassau, o termo memória afetiva define as lembranças construídas a partir das experiências de vida e que são registradas conscientemente. No futuro, quando as resgatam, os adultos conseguem se lembrar de momentos, gostos, cheiros, sons que remetem ao que viveram durante o desenvolvimento infantil.
Segundo a psicóloga e professora de Psicologia da Uninassau, Larissa Oliveira, essas memórias são construídas por meio de brincadeiras, leitura, ou em outras atividades do dia a dia. Para ela, as memórias afetivas são primordiais para a boa infância. Logo, é importante estimular experiências que impactem no desenvolvimento infantil e contribuam com isso.
Vale ressaltar que a memória afetiva, conforme explicado nesta reportagem da Folha Vitória, fortalece vínculos e ainda servirá como exemplo para a criação de ações e comportamentos, influenciando diretamente a identidade dos futuros adultos. Isso porque, durante o desenvolvimento, as pessoas vão desenvolvendo novas habilidades que são baseadas nessas vivências do passado.
É aqui que as recordações escolares entram no assunto. Porque boa parte da infância é vivida no ambiente de ensino. Então, a memória afetiva infantil é construída a partir de muitas experiências vivenciadas na escola, por exemplo.
O projeto “Memória Escolar Lembrar é (Re)existir”, do Centro Pedagógico da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), observa que a memória escolar também precisa de suportes para que não seja lançada ao esquecimento, principalmente nesta nova geração, em que tudo acontece com muita velocidade e em sua maioria por meio de ferramentas digitais. Aqui, sabemos de muitas vantagens das soluções online. Todavia, existe o risco de perda desses materiais, que ocorre com mais facilidade, o que coloca em risco o resgate da memória afetiva.
Dicas para criar recordações escolares inesquecíveis
Agora, você já entende mais sobre a importância das recordações escolares na criação de memórias afetivas que beneficiam o desenvolvimento da identidade dos estudantes. Então, continuando o assunto, é hora de colocar essa criação de recordações escolares em prática. Confira nossas dicas a seguir para realizar atividades inesquecíveis na sua escola.
Anuários
Os anuários atendem a quem deseja deixar registradas todas essas recordações escolares, principalmente as pessoas que fizeram parte disso. Nada como consultar este material depois de alguns anos e recordar de quem fez parte da construção dessa memória afetiva. O anuário ainda possibilita as pessoas a acompanharem a passagem do tempo e entenderem a importância do registro físico, por exemplo.
Para construir um anuário inesquecível, lembre-se de combinar com todas as pessoas que participarão deste material, para que ninguém fique de fora dessa lembrança! Também é interessante instruir sobre vestimentas e outros cuidados, como cabelo e maquiagem. Vale ressaltar que hoje já é possível realizar tanto anuários físicos, quanto em versões digitais, o que traz ainda mais praticidade e flexibilidade para estas recordações escolares.
Fotografia escolar
A fotografia escolar é uma das escolhas mais tradicionais e eficientes no despertar da identificação dos estudantes e colaboradores com as memórias da escola. Isso porque, desde o início da história da fotografia, ela tem sido usada para registrar os momentos especiais da sociedade e da vida das pessoas. E da história das recordações escolares você já sabe, pois falamos sobre isso aqui no Blog!
Vale ressaltar que a fotografia escolar permite que as pessoas guardem esse registro em versões físicas ou digitais, como preferirem. Então, é uma recordação que além de resgatar os bons dias vividos no ambiente de ensino, permite até mesmo dar um toque especial à decoração do espaço do estudante, por exemplo. Imagina que esta foto pode ser exposta em um porta-retrato criativo, ou até mesmo digital. Ou ainda é possível compartilhar essa fotografia escolar em versão digital pelas redes sociais!
É por isso que nós, da School Pictures, acreditamos que por meio das lentes e das fotografias escolares é possível registrar muito além dos sorrisos. Assim, captamos histórias de valor inestimável, e materializamos isso nas imagens.
Eventos temáticos e formaturas
Eventos são excelentes formas de criar recordações escolares inesquecíveis. Temos como exemplo os encontros temáticos, que celebram comemorações como Dia dos Pais, Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Professores, ou ainda festas juninas, Halloween, entre outras possibilidades.
O interessante deste formato é que os eventos reúnem diversos estímulos para a criação de memórias afetivas. Pois, para um evento acontecer, ele precisa ter um ambiente, sons, gastronomia, convidados. Enfim, é uma excelente forma de reunir os estudantes e criar uma experiência única.
Aqui, incluímos também as formaturas. São realizações primordiais para concretizar e celebrar todas as conquistas dos estudantes. É uma forma de reconhecer seus esforços e também homenagear todas as pessoas envolvidas nesse processo.
Mas não podemos esquecer que eventos são momentos únicos, ou seja, acontecem com data e hora marcada, com começo, meio e fim. E, muitas vezes, os participantes não conseguem parar para registrar todos os momentos dessas recordações escolares. Então, aqui vai uma dica: ao realizar eventos e formaturas, pense em contratar profissionais que possam registrar esses momentos em fotos e vídeos e depois compartilhar com todos. Para que, assim, se tornem ainda mais inesquecíveis!
Vídeos da escola
A geração atual se identifica bastante com o formato de vídeo. Estão acostumados com aulas online, bem como com acessar as telas para assistirem ao que desejam em canais de streaming e redes sociais. Então, uma forma de eternizar as recordações escolares, atendendo ao comportamento dos estudantes e suas identidades hoje, é por meio da realização de vídeos da escola.
Esses materiais são ideias para mostrar em detalhes a infraestrutura. E, assim, os estudantes conseguem até mesmo apresentar suas escolas para mais pessoas, como amigos e familiares distantes. Os vídeos retratam com dinamismo as atividades escolares e permitem a criação de uma memória afetiva audiovisual bastante marcante.
Esperamos que tenha gostado das nossas dicas e nos colocamos à disposição para ajudar você a criar recordações escolares inesquecíveis! A equipe da School Picture possui décadas de experiência nisso e sabe como realizar registros digitais e físicos, como for melhor para a sua escola. Saiba mais no site: www.schoolpicture.com.br.